• Aghata Valentim

10 sinais de ansiedade social

Atualizado: 8 de Out de 2019

Muitos clientes ficam surpresos ao saber que eles têm um diagnóstico de ansiedade social. Curiosamente, as mulheres são 60% mais propensas a sofrer de ansiedade do que os homens.


Aqui estão 10 sinais de que você pode ter ansiedade social.


1. Você pula eventos nos quais está interessado, apenas porque acha que vai se sentir estranho.


A ida ao karaokê com os amigos parece legal. Mas você se encolhe pensando em como você vai parecer estúpida fazendo isso, então você não vai. Mesmo que outras pessoas também não saibam cantar, você assume que elas parecerão menos bobas do que você. Se um evento envolve algum aspecto da apresentação, você fica ainda mais assustado.


2. Da mesma forma, você pode decidir que não está realmente interessado em eventos, porque acha que se sentirá desconfortável.


Isso seria o mesmo que a pessoa acima, exceto que você se convence que karaokês são ridículos. Você sabe em seu coração que pode achar divertido, mas empurra esse pensamento para longe e se esconde atrás do sarcasmo ou do cinismo.


3. Sempre que sua aparência muda um pouco, você fica aterrorizado em sair e ver as pessoas.


Se seu corte de cabelo foi menor do que o esperado, você assume automaticamente que as pessoas vão zombar de você, mesmo que seja apenas em sua cabeça.


4. Você não espera que ninguém seja seu amigo.


Entrar em qualquer tipo de ambiente novo é assustador. Você acha que vai ser a única pessoa de pé ao lado enquanto todos os outros se juntam.

Às vezes você está correto. Você supõe que isso se deve ao fato de que os outros acham você estranho, ao invés de reconhecer que pode ser porque você não se aproxima de ninguém.


5. Você tem um milhão de desculpas por que você não namora.


Embora você possa querer um relacionamento de longo prazo – ou mesmo um de curto prazo – você tem uma lista de razões pelas quais o namoro não é a escolha certa para você no momento. Talvez no próximo mês, quando seu trabalho não estiver tão ocupado ou no próximo ano, quando você terminar a faculdade. Você empurra para baixo sentimentos de solidão, pensando que é com isso que você deve viver.


6. Você acha que seus colegas de trabalho ou colegas secretamente olham para você.


Todos parecem se dar bem uns com os outros. Quando você entra na sala, no entanto, você pode jurar que eles reviram os olhos ou têm pena de você. Você acaba evitando áreas que as pessoas estejam reunidas.


7. Você edita suas atualizações de mídia social indefinidamente antes de publicá-las.


Você está extremamente preocupado com o que as pessoas podem pensar sobre o que você posta. Você não quer parecer estúpido, desinformado ou desesperado. Você gasta o tempo escolhendo o emoji certo e ainda acha que suas postagens nas mídias sociais são bem patéticas.


8. Você age de maneira diferente quando fala confidencialmente.


Se você jogar qualquer jogo online ou não puder ser identificado, poderá experimentar um nível incomum de conforto para você. Você sente que o seu eu verdadeiro pode ser capaz de sair mais facilmente em uma capacidade confidencial. É só então que você pode relaxar e não sentir que as pessoas estão te julgando.


9. Crescendo, você pensou constantemente que o julgamento dos outros fosse normal.


A ansiedade social é hereditária e você também pode aprender com os outros. Se seus pais também são socialmente ansiosos, é provável que você tenha crescido pensando que temer situações sociais – ou mascarar esse medo com desprezo por socializar – era normal e não era motivo de preocupação.


10. Você às vezes se pergunta como seria sua vida se pudesse estar mais confiante.


Mas então você conclui que isso é impossível por um motivo ou outro. Pessoas com ansiedade social muitas vezes se sentem presas em suas vidas. Para eles, outras pessoas parecem inimaginavelmente despreocupadas. Isso pode levar a sentimentos de tristeza, desespero e até depressão.


O que você pode fazer sobre isso?


Se a maioria desses perfis soar como você, procure a ajuda de um profissional para avaliar sua saúde mental. Não permita que sua ansiedade social o prenda em uma vida que não é a vida que você quer, apenas porque você sente que não tem outras opções. A terapia pode ajudá-lo com a ansiedade e produzir resultados transformadores.




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