• Aghata Valentim

12 comentários que são inesperadamente prejudiciais à saúde mental das pessoas

Se um amigo sofre de doença mental, querer ajudar ou oferecer palavras de apoio é compreensível. Não há nada de errado em abordar a saúde mental de um amigo – mas o respeito e a delicadeza são fundamentais. Um comentário insensível ou mal pensado pode causar um episódio em espiral ou depressivo para alguém com problemas de saúde mental.

Preste atenção às suas palavras. Esses 12 comentários podem danificar ativamente a saúde mental de alguém – e, no mínimo, não ajudarão a melhorar seu bem-estar.

“Alguém está pior do que você.”

A doença mental não pára só porque alguém lá fora sofre mais do que você. Gostaríamos que pudéssemos dizer ao nosso cérebro: “As coisas não são tão ruins, comparativamente!” A doença mental geralmente não ouve a razão. O mundo é escuro e cheio de terrores, por isso não nos faça sentir culpados por nossas próprias lutas.

“Você consegue! Você é tão forte.

Obrigado! Mas a força não ajuda. A doença mental é uma batalha ao longo da vida, e só porque eliminamos o demônio da ansiedade para o dia não significa que não voltará na próxima semana. Elogiar nossa força agora pode levar a piores momentos mais tarde, quando nossa doença mental retorna e nós nos esforçamos para afrouxar seu controle.

“Sair dessa.”

Acredite em nós: nós poderíamos, se pudéssemos. Mas se as doenças mentais desaparecessem com um estalo de nossos dedos, por que alguém sofreria? Dizendo-nos para “sair fora” pode até piorar os nossos problemas. Quando nossa doença mental não evapora magicamente, nos preocupamos por estarmos desapontando você.

“Todo mundo fica estressado!”

Claro, isso é exato. Mas ser “estressado” não é equivalente a “ter um transtorno de ansiedade”. As doenças mentais não desaparecem quando as atividades terminam – isso é algo com que lidamos a vida inteira.

“Você está dando desculpas.”

Sim, a depressão pode causar esquiva ou atraso. Um ataque de ansiedade pode significar deixar uma festa cedo. Podemos perder uma data. Mas a doença mental não é uma desculpa – é a causa e nosso comportamento é o sintoma. Dizer que nossa ansiedade ou depressão é uma “desculpa” é como dizer que a gripe é uma “desculpa” para uma tosse desagradável.

“Por que você ainda está estressado? Isso aconteceu há muito tempo!

Não descarte as preocupações de alguém que sofre de diagnósticos como transtorno de estresse pós-traumático, lembrando-lhes que o evento em questão aconteceu “há muito tempo”. Eventos no passado distante podem aparecer em nossa memória.

“Enfrenta os teus medos! Você consegue!”

Não, nós literalmente não podemos – e francamente, não é tão fácil assim. Estamos enfrentando nossos medos todos os dias. A acrofobia (ou o medo das alturas) não será curada milagrosamente porque decidimos saltar de um avião. E a ansiedade social não desaparece porque assistimos à festa de aniversário do nosso melhor amigo. Se enfrentarmos nossos medos, será em nossos próprios termos, ou com cuidado e orientação de um terapeuta.

“Você está apenas procurando por atenção.”

Na verdade, o oposto. Se nossas doenças mentais pudessem parar de atrair tanta atenção, seria ótimo! Por favor, não olhe para um amigo que sofre de depressão e pense que suas lágrimas são apenas para chamar atenção.

“Relaxar.”

Uma doença mental não é uma geladeira. Acredite em nós: Gostaríamos de relaxar. Nós ficaríamos felizes se pudéssemos bater nossos calcanhares juntos três vezes e, de repente, ficarmos menos tensos. Mas pedir que “relaxemos” pode exacerbar nossa espiral e levar a mais estresse – para todos – a longo prazo.

“Você realmente precisa de remédios? Ou : talvez você precise de remédios?

Você é um médico? Você é meu médico? Claramente não, porque nenhum médico sugeriria que de repente desejássemos nossa medicação. E se não estivermos tomando medicação, por favor, confie que consideramos completamente a lista de opções e determinamos que essa ou aquela é a melhor estratégia para nossa doença específica. Queremos seu apoio, não suas opiniões médicas não qualificadas.

“Você já pensou sobre como está afetando sua família?”

O tempo todo. Literalmente todos os dias. A maioria das pessoas com doença mental luta contra a crença de que está prejudicando sua família, tornando essa viagem de culpa altamente eficaz. Mas se você está esperando para nos ajudar a superar nossa doença mental, comentando sobre nossos entes queridos, pense novamente. Tudo o que você está fazendo é adicionar peso ao nosso fardo.

“Pense positivamente!”

Sim, praticar padrões de pensamentos positivos é um tratamento valioso para algumas doenças mentais. Mas é um processo longo, tipicamente submetido à orientação de um terapeuta. Se pudéssemos “pensar positivamente” por um capricho, não teríamos uma doença mental, ou pelo menos poderia diminuir seus sintomas. Então, enquanto sua positividade pode ser apreciada, por favor, mantenha esses pensamentos para si mesmo. Caso contrário, você está aumentando o peso que pessoas doentes mentais carregam todos os dias.

Fale menos e escute mais

A melhor maneira de apoiar alguém que trabalha com os desafios da saúde mental é ouvir, não falar. Todos nós queremos o melhor para o outro e estamos ansiosos para fornecer qualquer solução para ajudar a aliviar a dor de alguém. Mas sugerir soluções aleatórias nem sempre é a resposta. Às vezes, tudo o que precisamos é saber que alguém se importa o suficiente com a gente para ficar ao nosso lado e entender nossos problemas sem julgamento.

12 Comments that Are Unexpectedly Detrimental to People’s Mental Health

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