• Aghata Valentim

5 maneiras fáceis de se tornar uma pessoa otimista

É amplamente entendido que o que acontece dentro do seu cérebro influencia o que acontece ao seu corpo, e conscientemente cultivar uma visão positiva da vida não é diferente. Olhar para o lado positivo nem sempre é fácil, mas existem algumas razões práticas pelas quais você deve (e pode) adotar uma perspectiva otimista.

Benefícios de ser otimista

Quando você tem uma mentalidade positiva sobre o que vem pela frente, é mais fácil sentir mais prazer no presente, e provavelmente viverá mais com muito menos problemas de saúde. A pesquisa também mostra uma forte ligação entre o otimismo e os benefícios positivos para a saúde, como melhor controle de peso, níveis mais saudáveis ​​de açúcar no sangue e menor chance de doenças cardíacas. Esse mesmo estudo, conduzido pela Escola de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern, também sugere que a positividade pode desempenhar “um papel importante na adaptação à doença crônica”.

Embora os benefícios sejam impressionantes, nem sempre é fácil ser positivo. De fato, alguns podem achar que é muito mais fácil pensar nos piores cenários e encontrar falhas e imperfeições em tudo. Mas e se você pudesse transformar seu pensamento em apenas um dia? De acordo com um estudo, a realização diária de um exercício de pensamento de cinco minutos – em que você visualiza positivamente o seu futuro – pode aumentar significativamente o otimismo. Pode ser assim, tão simples!

Existem outras maneiras simples de se treinar para se tornar mais positivo, com o objetivo de se sentir mais feliz, contente e calmo a cada dia – não importa o que esteja acontecendo em sua vida pessoal ou profissional.

1. Reconheça e reflita sobre um evento positivo a cada dia

Isso pode assumir a forma de um simples reconhecimento mental, uma anotação no diário ou pode até ser mencionado durante uma conversa entre amigos. Uma vez que esse ato se torne mais confortável, um diário de gratidão também é uma ótima maneira de promover um pensamento positivo consistente.

2. Identifique uma força pessoal

Em vez de se concentrar em todas as maneiras pelas quais você pode estar aquém, ou onde você errou ao longo do dia, tente recalibrar para perceber seus pontos fortes pessoais e como você os usa. Talvez seja um talento oculto, área de especialização ou traço especial de personalidade.

3. Defina uma meta atingível e anote seu progresso

Nada pode levar uma pessoa a uma guinada negativa, como se estivesse perdendo um gol. Para começar a sentir-se mais confiante e feliz, defina metas atingíveis ( como uma meta micro ) que você pode alcançar, celebrando cada pequeno incremento de progresso ao longo do caminho.

4. Reformule situações estressantes em oportunidades para ser positivo.

Talvez você já tenha ouvido o ditado: “quando uma porta se fecha, uma janela se abre”. É simples, mas reavaliar um evento de uma forma positiva pode ser uma maneira fácil de lembrar de encontrar o raio de esperança em situações difíceis. Talvez você tenha perdido a sua saída, por exemplo, mas ao tomar a estrada menos percorrida, você pode experimentar novos lugares que você não teria de outra forma.

5. Pratique Mindfulness

Quando você se concentra no aqui e agora, e não no passado ou no futuro, abre-se para aproveitar melhor cada dia e nova experiência. Concentre-se em encontrar prazer em todos os pequenos momentos ao longo do dia e conscientemente escolha reconhecê-los.

Coloque o otimismo em prática

Mudar nunca é fácil, mas tomar um pouco de tempo a cada dia para recalibrar sua mentalidade pode ter um impacto positivo sério a longo prazo. Os menores ajustes em seus pensamentos e rotinas podem torná-lo mais otimista com o tempo – seja natural ou não.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/05/become-optimistic-person-easy-ways/

#dicas #otimismo

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