• Aghata Valentim

5 maneiras incomuns de aumentar sua saúde mental

Encontrar um tratamento de saúde mental, incluindo terapia, é apenas uma parte de cuidar da sua saúde mental. E quanto a tudo que você faz fora do tratamento?

Existem as sugestões padrão: yoga, respiração profunda, exercício. Talvez você já tenha ouvido falar deles ou experimentado, talvez com menos sucesso do que você esperava.

Depois, há outras maneiras de melhorar sua saúde mental, métodos incomuns, mas que podem ajudar mesmo assim.

Aqui estão cinco exemplos:

1. Ria o mais frequentemente possível

Pode ser difícil rir quando estiver sofrendo de depressão ou outro distúrbio mental, mas é importante que você ria o mais rápido possível. Rir melhora nosso bem-estar emocional e nossa saúde mental global.

Toda vez que você sorri e ri, seu cérebro libera dopamina. Este produto químico produz sentimentos de felicidade e endorfinas, nossos analgésicos naturais. Quando mudamos de sorrir para rir, a resposta do cérebro inclui a liberação de óxido nítrico que estimula o sistema imunológico e melhora nosso bem-estar geral.

2. Cante mais frequentemente

Cantar faz maravilhas para nós. Quando cantamos, as vibrações musicais se movem pelo corpo e alteram nossas emoções. O resultado é um efeito calmante que fornece energia para mais tarde.

Os pesquisadores estão aprendendo que o ato de cantar acalma os nervos e eleva nossos espíritos, provavelmente porque o canto libera endorfinas associadas ao prazer. Cantar também libera a ocitocina, que alivia a ansiedade e o estresse .

A ocitocina também estimula sentimentos de confiança e vínculo e diminui os sentimentos de depressão e solidão. É por isso que o canto pode ser terapêutico em grupo e juntar-se a um coral é tão bom para nossa saúde mental. A conexão com os outros é igualmente um grande benefício para a saúde mental.

3. Vá dançar

A dança melhora nossa saúde mental, segundo pesquisadores suecos que descobriram que a dança ajuda a reduzir a depressão e a ansiedade. Os efeitos positivos da dança permanecem conosco por até oito meses depois que paramos de dançar.

Outro estudo realizado em Dakota do Norte descobriu que adultos mais velhos que fizeram uma aula de Zumba de 12 semanas relataram ter melhorado o humor e as habilidades cognitivas. Melhor ainda, a dança conecta as pessoas e as torna mais sociais à medida que fazem novas amizades e desenvolvem relacionamentos em aulas de dança ou eventos sociais que envolvem dança. Você pode optar por fazer uma aula de dança, aulas de dança ou reservar um tempo para tocar suas músicas favoritas e dançar em sua casa – não importa como você escolha dançar, isso aumentará sua saúde mental.

4. Concentre-se em ser grato

Segundo os pesquisadores, quando praticamos gratidão e expressamos o que somos gratos, melhoramos nosso bem-estar mental. Quanto mais as pessoas se concentram nos aspectos positivos de suas vidas, mais fácil é colocar a negatividade de lado e abordar a vida com uma atitude melhor e sentimentos mais positivos. Da mesma forma, algumas pessoas descobriram que escrever as coisas pelas quais são gratas ou as coisas boas do dia e colocar os pedaços de papel em uma jarra para ler durante um período particularmente difícil, ajudaram a melhorar sua saúde mental.

5. Entre na natureza

Se você acha que se sente melhor quando sai de casa, pode estar certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford descobriu que andar na natureza reduz nosso risco de depressão. As pessoas que caminham por 90 minutos em uma área natural melhoram sua saúde mental, e as pessoas que vivem em áreas urbanas se beneficiam especialmente com a natureza.

Você não precisa fazer uma caminhada extenuante para colher os benefícios para a saúde mental de estar na natureza. Encontre uma trilha de caminhada na natureza e aproveite o tempo ao ar livre. Ou caminhe por um parque para melhorar seu humor, diminuir sua ansiedade e melhorar sua memória.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2017/03/5-unusual-ways-to-boost-your-mental-health/

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