• Aghata Valentim

6 dicas para reduzir o estresse

O estresse é um sintoma universal que faz parte da experiência humana imperfeita. O estresse absorve sua energia, causa fadiga e aumenta os pensamentos negativos que podem contribuir para sintomas de ansiedade. Felizmente, existem maneiras de construir uma resposta saudável ao estresse que pode até mesmo reverter os sentimentos desconfortáveis ​​ao longo do tempo.

A maneira mais básica e importante de atenuar o estresse é cuidando de si mesmo. Pode parecer simples, mas sua mente e seu corpo estão conectados de maneira poderosa e, ao manter suas reservas físicas, emocionais e mentais, você pode realmente prevenir e controlar o estresse.

6 dicas para reduzir o estresse

Para viver uma vida mais feliz e reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde, aqui estão algumas dicas para nutrir sua saúde física e mental antes que o estresse o incomode.

1. Considere fazer menos

Às vezes, seu corpo precisa de tempo para relaxar e reabastecer suas reservas de energia. Em vez de assumir mais responsabilidades ou dizer “sim” a esse convite para sair com os amigos, pare e pergunte a si mesmo: os benefícios de aceitar esse convite valem o estresse potencial ?

Às vezes a resposta será não, uma dica para ter uma noite mais relaxante.

2. Arranje tempo para reflexão

Se você escrever pensamentos estressantes para tirá-los da cabeça ou manter um diário regular que se concentra em gratidão e positividade, ter tempo para refletir sobre seus sentimentos e anotá-los pode ter um efeito calmante. Tomar alguns minutos por dia para este exercício pode até mesmo ajudar a evitar futuras sensações de estresse. O importante é ter momentos que você consiga parar para refletir sobre a sua vida.

3. Tire férias

Nenhuma hora parece perfeita para arrumar suas malas e reservar uma viagem, e ainda assim é extremamente importante desacelerar e tirar um tempo para si mesmo longe de suas configurações típicas.

Se o tempo de folga remunerado não for possível em sua linha de trabalho, experimente os longos fins de semana de férias, indo a algum lugar novo localmente. Isso ajudará você a voltar reabastecido, restaurado e pronto para aqueles momentos ocupados.

4. Comprometer-se com o exercício regular

Arranjar tempo para sessões regulares de suor ajuda o corpo a reduzir o impacto mental e físico do estresse.

Se a frustração estiver aumentando, faça uma aula de exercícios de alta energia para ajudá-lo a suar as emoções reprimidas, o que pode ter um efeito calmante. Yoga também é outra maneira comum de lidar com o estresse através de movimentos físicos e alongamentos.

5. Absorva o sol

A natureza tem propriedades curativas e ficar do lado de fora pode ajudar a aliviar o mau humor ou acalmar os sentimentos de ansiedade. Quer você faça uma longa caminhada pelas árvores, passeie tranquilamente pela praia ou passe um tempo em um banco de jardim, passar o tempo no sol pode ajudar a promover uma sensação de paz.

6. Pratique meditação

Para ajudar a estimular sua resposta de relaxamento, tente a respiração intencional e uma prática básica de meditação . Existem aplicativos móveis e exercícios de respiração que podem ajudá-lo a acalmar seu corpo e mente, ajudando a reduzir o estresse mental.

Desfrute de uma vida aprimorada e de baixo estresse

Praticar o autocuidado é uma maneira importante de reduzir seus níveis de estresse e ansiedade. Ao fazê-lo, você experimentará um sistema imunológico aprimorado, níveis de energia mais altos e um bem-estar melhorado.

Ativar uma resposta de relaxamento pode reduzir, e até reverter, os efeitos físicos, mentais e emocionais do estresse – e leva apenas alguns minutos por dia para obter os benefícios positivos.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/07/self-care-stop-stress-secrets/#more-10481

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