• Aghata Valentim

6 maneiras de recuperar depois de um colapso de relacionamento

Os colapsos de relacionamentos acontecem com o melhor de nós ( e certamente aconteceram comigo ).

Como seres humanos, é natural que cometamos erros, tenhamos medo e reagimos às vezes. Muitas coisas podem nos levar a um colapso, do medo de abandono a problemas de ciúmes. Não podemos controlar o passado e, uma vez que surtamos, o que está feito está feito. Felizmente, nós podemos controlar a forma como agimos depois de ter um colapso, e isso é o que vai fazer toda a diferença.

Aqui estão 6 etapas para recuperar depois de ter um colapso de relacionamento.

Passo 1: Fique Calmo

Não é fácil manter a calma quando as emoções estão desenfreadas, mas é importante estar mais calmo ao tentar consertar um relacionamento depois de um colapso alimentado pela emoção.

Antes de tentar falar com o seu parceiro para fazer as pazes ou esclarecer as coisas, você quer estar em um estado de espírito relaxado. Desta forma, você pode se comunicar de forma eficaz e não ter outro surto. Faça o que for preciso para desabafar e desestressar, seja com uma aula de kickboxing, fazer um diário ou tomar um banho. Você estará pronto para conversar – e mais importante, ouvir – sem gritar.

Etapa 2: Reconheça qual é o problema real em questão

Olhe para o seu colapso e tente entender melhor. O que causou isso? Existe algo mais profundo do que o nível de superfície que foi um fator contribuinte?

Por exemplo, se você teve ciúme depois de ver seu namorado olhando a foto do Instagram de outra garota, pergunte-se qual é o verdadeiro problema. Você está realmente louca que ele está olhando para os perfis de outras meninas, ou seus sentimentos estão doendo porque você sente que ele não valoriza você ou lhe dá atenção do jeito que ele costumava fazer?

Em situações como esta, geralmente é o último. Esse é o problema que você precisa resolver.

Etapa 3: reconhecer como é o problema para seu parceiro

Você sabe o que estou prestes a dizer… coloque-se no lugar do seu parceiro!

Se a situação fosse invertida, como você se sentiria? Ferido? Traído? Desconfiado? Você não é um leitor de mentes, então você terá que se comunicar com seu parceiro e perguntar como ele se sente. Uma comunicação clara e aberta permitirá que você realmente entenda as emoções e a postura do seu parceiro em relação à situação. A partir daí, você pode descobrir como se recuperar e tornar o relacionamento “melhor”.

Outra dica: tente não ficar na defensiva. Não ajuda e ninguém quer lidar com isso!

Passo 4: Deixe seu ego na porta

Confie em mim, eu sei que é difícil largar o seu ego por um minuto e pedir desculpas, especialmente se você acha que não está realmente errado. Dê um passo atrás para avaliar suas ações e como elas pressionam seu relacionamento.

Muitos de nós amamos jogar o jogo da culpa, mas é crucial que você seja capaz de assumir a culpa e se responsabilizar quando necessário. Seja capaz de dizer: “Eu sei que errei e sinto muito” mas seja verdadeira, seu parceiro saberá se sua desculpa é sincera ou não.

Você pode até mesmo precisar se desculpar com você mesmo! Seja gentil e compreensivo para que você possa se curar e não se machucar por cometer erros.

Etapa 5: descobrir um plano de ação

O que você vai fazer para tornar a situação melhor? Como você vai consertar o relacionamento, reconquistar a confiança e assim por diante? Claro, fazer sexo é ótimo, mas não vai resolver todos os seus problemas.

Embora seja tentador jogar as coisas debaixo do tapete e seguir em frente, tudo vai se acumular e possivelmente resultar em outro colapso se você não resolver os problemas subjacentes. Então, novamente, comunique-se, comunique-se, comunique-se! Trabalhe com a falta de jeito, fale com o seu parceiro e descubra o que vem a seguir para vocês dois.

Além disso, descubra como você pode melhorar a si mesmo e como você pode ser um parceiro melhor. A solução de problemas não é fácil, mas é essencial em qualquer tipo de relacionamento, e isso vale a pena.

Passo 6: Lembre-se que nenhum relacionamento é perfeito.

Não importa o quão perfeita a vida de alguém possa parecer de fora – em mídia pública ou social – você nunca realmente sabe como o relacionamento de outra pessoa está progredindo. Você deve saber agora: A mídia social é apenas uma ilusão! Além disso, é prejudicial comparar-se com os outros, e as mesmas regras se aplicam para comparar seu relacionamento com os relacionamentos dos outros.

Em vez disso, concentre-se em si e no seu parceiro – e o que você pode fazer para nutrir sua parceria.

Um colapso não tem que significar “o fim”

Se você está se recuperando de um colapso no relacionamento, não se preocupe (lembre-se do primeiro passo: fique calmo!). Siga estes passos e você estará bem no caminho para ter seu relacionamento de volta em um bom lugar. Além disso, considere a terapia individual ou de casais se as coisas se tornarem mais difíceis do que você pode suportar. Não há vergonha em procurar aconselhamento ou aconselhamento externo, se isso ajudar a aproximar você de alguém que você ama.

Quem sabe, você pode apenas consertar seu relacionamento tão bem que você e seu parceiro ficarão ainda melhores do que antes!

Fonte:

6 Ways to Bounce Back After a Relationship Meltdown

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