• Aghata Valentim

7 maneiras de lidar com sua raiva

Todo mundo fica com raiva e tudo bem. Na maior parte, a raiva é uma emoção normal e saudável. Mas não é saudável quando se inflama o tempo todo ou fica fora de controle.

Raiva descontrolada pode prejudicar sua saúde e seus relacionamentos. É por isso que saber lidar com a raiva é fundamental.


Como lidar com a raiva


Aqui estão sete maneiras de aprender a administrar seus problemas de raiva:


1. Respire

Quando você está bravo, não há nada mais que você possa fazer do que apenas respirar e recuperar o controle do seu corpo. Lentamente, inspire e expire. Simples assim.


2. Contagem

Pode soar bobo, mas contar números aleatórios é uma ótima maneira de aliviar imediatamente alguma tensão acumulada. Ex: 1, 35, 24, 100, 58... A sua mente se concentra na tarefa específica e deixa de lado o motivo da raiva. A raiva faz com que a sua pressão arterial e frequência cardíaca subam, então contar dará ao seu corpo a chance de se refrescar e diminuir a sua respiração para que você possa pensar antes de fazer algo que possa se arrepender.


3. Mantenha um diário ou registro sobre sua raiva

Lidar com a raiva é muito mais fácil quando você sabe com o que está irritado. Às vezes as pessoas podem se sentir geralmente irritadas por causa do estresse, privação de sono ou outros fatores; mais frequentemente, há uma razão específica. De qualquer forma, você pode se tornar mais consciente do que está por trás de sua raiva se você mantiver um diário.


Registre os sentimentos que você sentiu, quais fatores contribuíram para sua raiva e como você reagiu a ela. Tente escrever os pensamentos que estavam passando pela sua mente, e então reflita sobre esses exemplos e veja se há algum tipo de padrão.


4. Abraçar o confronto

Alguém te irritou? Diga à pessoa – de uma maneira saudável, positiva e construtiva. Sim, ele ou ela pode ficar surpreso, pois na maioria das vezes, não temos total consciência de que deixamos alguém irritado. Vocês vão superar isso e apreciar a abordagem de comunicação respeitosa.


5. Exercício

Os hormônios que liberamos quando estamos com raiva – principalmente cortisol e adrenalina – são semelhantes aos produzidos quando estamos estressados ​​para nos ajudar a escapar do perigo. Quando você se exercita regularmente, seu corpo aprende a regular mais eficazmente seus níveis de adrenalina e cortisol. Além disso, pessoas fisicamente aptas têm mais níveis ótimos de endorfina (endorfinas são hormônios que fazem você se sentir bem e, portanto, menos propensos a sentir raiva).


6. Tome algum tempo

Quando estiver com raiva, olhe para o relógio. Deixe o ponteiro dos segundos passar pelo mostrador pelo menos dois minutos antes de executar qualquer ação. Até lá, você terá tempo para pensar e agir de maneira mais apropriada.


Você não precisa lidar com a raiva sozinha


Lembre-se – somos todos humanos e às vezes deixamos a raiva levar a melhor sobre nós. Mas só porque você se permite ficar com raiva não significa que você também tenha que deixar a raiva controlar suas interações com os outros, ou sair do controle.


Gerenciamento de raiva é uma das melhores maneiras de aprender a controlar seus problemas. O objetivo é ajudá-lo no controle e diminuição da raiva. Reduz a excitação emocional e física que a raiva pode causar. É geralmente impossível evitar todas as pessoas e configurações que incitam a raiva, mas você pode aprender a controlar reações e reagir de maneira socialmente apropriada. O apoio de um profissional de saúde mental pode ser útil nesse processo.



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