• Aghata Valentim

Como a terapia da atenção plena pode melhorar sua saúde mental

De acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA), cerca de 18% dos adultos nos EUA sofrem de um distúrbio de ansiedade. Como a doença mental atinge proporções epidêmicas, são necessárias soluções inovadoras e opções eficazes de tratamento.

A atenção plena pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com vários desafios e sintomas de saúde mental. Além de exercícios respiratórios, a atenção plena significa estar plenamente consciente das facetas do corpo e da mente. Isso ajuda na avaliação de pensamentos intrusivos e reações emocionais.

Estratégias de Mindfulness por Diagnóstico

Ao trabalhar com um terapeuta especializado em terapia baseada na atenção plena, você pode receber benefícios terapêuticos positivos em um ritmo mais rápido. Aqui estão algumas áreas onde o tratamento da atenção plena pode melhorar a saúde mental.

Estresse e Ansiedade

Estudos mostraram que a terapia da atenção plena é uma solução eficaz para o controle do estresse. A abordagem funciona através de um relaxamento concentrado do corpo e da mente durante e após eventos estressantes.

As práticas de mindfulness aliviam a ansiedade concentrando-se no seu estado atual, em vez de se preocuparem com o futuro ou com outras ruminações destrutivas.

Dor crônica

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma forma de dor crônica. A dor física e outras condições terminais podem afetar seriamente o bem-estar mental.

A atenção plena torna os testes diários com dor crônica mais manejáveis. Permite que a mente observe objetivamente a dor e aceite o papel da sensação na vida de alguém. A terapia que incorpora a atenção plena pode aumentar a qualidade de vida, proporcionando um maior nível de alívio mental para a dor crônica.

Depressão

A atenção plena leva a um melhor controle sobre as emoções, o que pode ser benéfico para lidar com a depressão.

A prática permite que as pessoas estejam presentes no momento, em vez de mergulhar no buraco negro dos pensamentos negativos, rejeição e autocrítica. Esta consciência garante uma resposta mais holística a qualquer situação, sem ser apanhada em emoções avassaladoras ou negativas.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O TOC introduz uma tempestade constante de pensamentos e compulsões intrusivas. Isso muitas vezes leva a comportamentos disruptivos, ritualísticos ou a incapacidade de sair de casa devido a padrões de pensamento irracionais em torno de cenários desastrosos.

A Terapia de atenção plena pode ajudar aqueles que vivem com TOC a alcançar a paz através de uma mente mais clara. Um terapeuta pode ensinar clientes com TOC a responder com técnicas de atenção plena quando seus pensamentos ou compulsões impedem a capacidade de se sentir no controle de uma situação.

Abuso e dependência de substâncias

O desejo de evitar dor e desconforto às vezes é um componente do abuso de substâncias e recaída em potencial. Essas ações surgem da necessidade de experimentar continuamente estímulos que proporcionam uma sensação prazerosa. O abuso e a dependência de substâncias afetam negativamente a saúde mental ao vincular compulsões a desejos prejudiciais.

Praticar a atenção plena ajuda a criar consciência em torno da raiz desses desejos e da capacidade de sentir emoções negativas sem julgamento. Concentrar-se na liberdade disponível para fazer a escolha certa em cada momento ajuda a reduzir os desejos que levam a comportamentos destrutivos. Em vez de evitar problemas por trás do vício, a atenção plena estimula a investigação de pensamentos e sentimentos específicos.

Mindfulness como uma solução

Embora a atenção plena possa parecer pouco convencional, é um método cada vez mais aceito de alcançar uma mente mais saudável. Os terapeutas que ensinam técnicas de atenção plena a seus clientes o fazem para ajudá-los a lidar com os desafios da saúde mental e lutar por uma sensação de paz.

Se o conceito de mindfulness lhe agrada, considere conectar-se a um terapeuta profissional que possa ajudá-lo em sua prática, proporcionando um impulso benéfico em sua jornada de saúde mental.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/03/mindfulness-therapy-improve-mental-health/

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