• Aghata Valentim

Como vencer a estagnação

Muitas vezes, nos sentimos como se estivéssemos presos em uma rotina sem uma direção clara para frente. Isso pode acontecer em várias áreas, incluindo relacionamentos, amizades, trabalho, autodesenvolvimento ou educação.

Muitas vezes, quando você está viajando pelo mesmo caminho por meses ou mesmo anos, começa a parecer que há apenas uma maneira de fazer as coisas. Mesmo que esse caminho te faça infeliz, parece que não há outra opção. Aqui estão alguns exemplos que podem parecer familiares.

  1. Michael está descontente com seu parceiro. Eles lutam e não têm muita intimidade física. Infelizmente, quando ele pensa em ir embora, parece que uma nuvem cinzenta desce em sua mente, e ele se sente incapaz de agir de uma forma ou de outra.

  2. Elizabeth parou de se exercitar, mesmo sabendo que o exercício tem um impacto positivo em sua depressão. Todas as manhãs, ela costumava correr, em vez disso, enrola através de seu telefone pensando que talvez no verão ela vai começar de novo.

  3. Lauren deseja que seus filhos a escutem mais. Ela não pode imaginar que qualquer coisa mudaria a dinâmica em sua casa, e não tenta efetuar qualquer mudança, mesmo depois de ler livros para os pais com idéias sobre como gerenciar o comportamento das crianças.

O que todas essas pessoas têm em comum é que elas não acreditam verdadeiramente em sua capacidade de causar mudanças em suas vidas. Eles estão esperando por uma variável externa para mudar, porque eles sentem uma gerência mínima em suas próprias vidas. Isso é chamado de locus de controle externo e significa que você atribui eventos a variáveis ​​externas, em vez de variáveis ​​que você pode controlar.

Como escapar da estagnação

Para sair de uma rotina, você precisa mudar seu locus de controle para um interno. Pessoas com um locus interno de controle sentem que têm o poder de mudar seu ambiente. Eles se sentem como se tivessem gerenciando suas próprias vidas e estão fazendo as coisas acontecerem em vez de esperar que elas aconteçam. Aqui está como isso ficaria em cada um dos nossos exemplos:

  1. Michael decide encontrar um terapeuta e explorar por que ele se sente tão impotente e preso em seu relacionamento. Ele determina que está com medo de mudar e odeia a ideia de romper com alguém, mesmo que ele esteja infeliz, porque desencadeia sentimentos de divórcio de seus pais. Trabalhando com seu terapeuta, ele decide oferecer aconselhamento de casais a seu parceiro e sair desse relacionamento se o mesmo se recusar a trabalhar a relação.

  2. Elizabeth confidencia a um amigo sobre seus problemas com motivação. Eles prometem responsabilizar-se mutuamente por se exercitar pelo menos 5 vezes por semana. Elizabeth também fala com seu colega de trabalho e eles decidem montar um grupo de caminhada na hora do almoço.

  3. Lauren pensa profundamente sobre por que ela nunca tentou nenhuma das técnicas de gerenciamento comportamental que ela tão diligentemente lê em seus livros para pais. Ela reconhece que, desde que sua mãe agiu de tal modo com a maternidade dela e de seus irmãos, ela subconscientemente espera que a maternidade seja estressante e fora de controle. Ela resolve tentar implementar um gráfico de adesivos para ajudar sua filha de 5 anos a ouvir melhor.

Observe que para se sentir mais no controle de sua própria vida, paradoxalmente, você pode precisar alcançar os outros e se abrir para aceitar apoio e feedback. Além disso, a introspecção é necessária para descobrir por que você se sente tão paralisado. Muitas vezes, quando você se sente completamente paralisado em uma esfera da sua vida, é porque os problemas da infância estão sendo acionados.

Trabalhar com um terapeuta é uma excelente maneira de descobrir por que você se sente preso em uma rotina, mas a leitura, a introspecção e a discussão com outras pessoas podem ajudá-lo a seguir em frente e a viver o que você deseja.

Quer ajuda? Acesse: www.mudeseupensamento.com.br.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/11/how-to-beat-stagnation/

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