• Aghata Valentim

Os 5 estágios do luto

Atualizado: 15 de Out de 2019

Há poucas coisas mais devastadoras na vida do que perder um ente querido. É inevitável que todos nós passemos por um processo de luto depois de perder alguém que amamos.Os psicólogos identificaram alguns estágios universais do luto comumente experimentados após a perda.


Os estágios do luto só devem ser usados ​​como uma estrutura para entender seu processo particular de luto. Todos se entristecem de maneira única e em seu próprio tempo.

Estágios do luto explicados


Então, o que você deve esperar ao vivenciar os estágios do luto? Vamos examinar os cinco estágios e as características comuns de cada um.


1. Negação


Negação é comumente experimentada no início do processo de luto. No entanto, isso pode ser experimentado mais tarde, e pode até mesmo ir e vir enquanto você processa sua perda. A negação é um mecanismo de defesa, que pode ser protetor durante o nosso estado frágil – um pouco de tempo extra para conter seus sentimentos mais intensos quando você começa a se recuperar do choque da perda.


2. Raiva


Muitos de nós relutam em sentir emoções como raiva, mas são uma parte normal e necessária do processo de luto. Nossa raiva pode ser dirigida a quase qualquer pessoa envolvida na morte da pessoa amada: os médicos que achamos que não fizeram o suficiente para salvá-los, os membros da família que achamos não prestaram os devidos respeitos, ou amigos que não nos abraçaram em nosso tempo de necessidade. .

Podemos até sentir raiva de nosso amado por nos deixar, ou por nós mesmos por não sermos capazes de salvá-los. Lembre-se que parte dessa raiva deriva do profundo amor (ou outras emoções fortes) que você sentiu pela pessoa que perdeu, e passará por esse estágio no devido tempo.


3. Negociação


Se o seu ente querido estava doente antes de morrer, você pode ter tido um período de barganha enquanto aprendia sobre o diagnóstico e observava sua condição se deteriorar. “Por favor, leve-me em seu lugar”, você pode ter pensado. Ou você pode ter implorado por mais tempo.


Esses tipos de pensamentos muitas vezes continuam após a perda. Você pode passar por cima da morte várias vezes em sua mente, imaginando se havia algo que você poderia ter feito diferente, ou de alguma forma você poderia ter evitado o inevitável. A fase de barganha anda de mãos dadas com a culpa, e isso pode ser o aspecto mais difícil da tristeza para muitos de nós.


Se você se identificar nesse estágio de sofrimento, tente ser gentil com você mesmo. Você não é culpado pela morte de sua amada.


4. Depressão


A depressão é o estágio que muitos de nós identificamos com a perda de um ente querido. Mas, por mais dolorosa que a depressão possa ser, é uma indicação de que você está experienciando sua perda no presente e mais plenamente do que nos estágios anteriores da dor.


Embora ninguém queira ficar nesta fase por muito tempo, se você for capaz de sentir sua tristeza, isso significa que você iniciou o processo de aceitar sua perda. Você não está mais negando, barganhando e com isso, não está mais preso à sua raiva.

Deixe-se sentir a tristeza dessa perda tanto quanto puder. É importante não tentar fugir desse sentimento; é natural e uma parte normal do luto.


5. Aceitação


Pode levar anos para chegar a um lugar de aceitação sobre a perda de alguém que você ama, então dê a si mesmo esse tempo. Aceitar a morte de alguém não significa que você está justificando ou fazendo tudo certo. Você está simplesmente aceitando isso como realidade e algo que você não pode mudar.


Você nunca esquecerá a pessoa que perdeu, e sua dor sempre estará lá, mas você aprendeu a se ajustar, crescer e encontrar uma maneira de viver sem a pessoa.


Não fique sozinho, estenda a mão se precisar de ajuda para lidar


Compreender os estágios do luto após a perda pode ser confortador para muitas pessoas, porque lhes dá um roteiro para entender a intensidade das emoções que estão vivenciando.

No entanto, ninguém pode passar por um processo de luto sozinho. Você está destinado a ser apoiado por amigos e familiares enquanto passa por essas etapas difíceis. Para muitos de nós, a ajuda profissional de um terapeuta é necessária à medida que processamos essa experiência difícil.


Acima de tudo, sejam quais forem os estágios da dor que você vivencie – e em qualquer ordem -, seus sentimentos são válidos e compreensíveis. Leve o seu tempo movendo-se através deles, e lembre-se de que a melhor maneira de se curar é deixar-se experimentar seus sentimentos da forma mais completa possível, sem julgamento e com carinho.




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