• Aghata Valentim

6 sintomas comuns de ansiedade

Atualizado: 6 de Out de 2019

Algumas pessoas sabem que têm ansiedade da mesma maneira que sabem que têm cabelo loiro ou olhos azuis. Mas para outros, os sinais podem ser mais sutis.


Abaixo estão alguns sintomas:


Agitação


Você já se sentiu irritado com pessoas ou situações – e não sabe bem por quê? Talvez seus dedos comece a ficar inquieta, uma vez que o seu paquera esteja atrasado 10 minutos para o encontro. A agitação excessiva é um sinal de ansiedade: parece que seu cérebro está zumbindo.


Tente tirar um momento para si mesmo. Ouça seus pensamentos. Eles estão zumbindo? Em pânico? Isso é um sinal claro.


Cansaço e fadiga


Você está sonolenta… o tempo todo? Considere dizer ao seu médico – mas há uma boa chance de suas olheiras ​​serem causadas ​​pela ansiedade. Transtornos de ansiedade afetam diretamente o sono, e você pode nem perceber como algo sério.


Pensamentos difusos ou dificuldade em se concentrar


Dificuldades para focar em alguma coisa ou dificuldades de memória de curto prazo – são sintomas comuns de ansiedade.


Pense no seu cérebro como um lutador de MMA e a ansiedade é o principal adversário. Lutar o dia todo é cansativo. Não admira que tenha dificuldade em tirar uma palavra das profundezas da sua massa cinzenta.


Músculos tensos e dor


Pessoas ansiosas instintivamente apertam seus músculos – sua mandíbula pode estar dolorida, você pode ter tensões nas têmporas e suas pernas podem doer. É um sintoma de ansiedade.


Não estamos dizendo que uma massagem curará a ansiedade … mas também não vai doer. Há evidências científicas de que as terapias de relaxamento muscular realmente ajudam na preocupação subjacente. Então não se sinta mal em reservar o seu massagista favorito.


Ataques de pânico


Ninguém está supreso que os ataques de pânico são um sinal de ansiedade – mas você sabe mesmo que você está tendo um ataque de pânico? Talvez você esteja suado e com frio de uma só vez, e seus pensamentos certamente estão acelerados, mas você não sente uma “sensação de morte iminente” (que é uma coisa que você sabe quando sente isso). 


Fique de olho na reação do seu corpo e seus sentimentos da próxima vez que você esteja tendo um episódio assustador ou seu coração está acelerado. Pode ser fisiológico ou pode ser realmente um ataque de pânico.


Evitar a vida social


Você está propenso a cancelamentos de última hora? Os seus amigos lhe conhecem como: “A pessoa que sempre fura”? Evitar a vida social como se ela fosse um ponto estressor é um sintoma incrivelmente comum de ansiedade. Talvez você esteja preocupado em dizer a coisa errada, ou que seus amigos realmente não gostem de você. De qualquer forma, parece mais fácil não ir.


Saber com o que você está lidando ajuda a encontrar uma solução


Aceitar que você tem ansiedade pode ser difícil, mas isso não significa que você não pode viver uma vida saudável e bem-sucedida. Agora que você já identificou o problema, você pode começar a trabalhar com uma terapia para encontrar soluções para suas lutas – e que será mais uma coisa a fazer na sua vida de modo muito menos ansioso.



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