• Aghata Valentim

Estratégias comportamentais e sociais para lidar com a Depressão

Ativação Comportamental

Ativação comportamental é a prática de aumentar gradualmente a atividade para experimentar mais prazer e domínio da vida, de acordo com Joel Minden, Ph.D., psicólogo clínico do Centro Chico de Terapia Cognitivo-Comportamental. A técnica terapêutica é relativamente nova, por isso tem uma quantidade limitada de pesquisas que a apoiam. No entanto, surgiu da terapia cognitivo-comportamental – TCC , que tem montanhas de pesquisa para apoiar sua eficácia.

Minden recomendou a prática de ativação comportamental envolvendo-se em uma atividade saudável a cada dia que resulta em prazer (caminhar, visitar um amigo, etc.) e que proporciona uma sensação de realização (pagamento de contas, compras, tarefas domésticas, etc.). Lembre-se de reconhecer a conclusão dessas atividades.

Depressão pode fazer você se sentir paralisado. É a ruína da produtividade. A ativação comportamental ajuda a tirar você dessa paralisia, disse Shashoua. Ao invés de colocar as tarefas e atividades de fora até você se sentir melhor, ele utiliza a lógica de que fazer algo – qualquer coisa – fará você se sentir melhor.

“Essas ações criam a sensação de ‘eu posso fazer isso”, disse Shashoua.

Desenvolvendo uma rotina positiva

Desenvolver uma rotina pode ajudá-lo a permanecer ativo e fora da lama da depressão. Essa rotina pode envolver atividades programadas ou uma repetição diária de estratégias de saúde mental. Por exemplo, você pode começar seu dia com uma auto-afirmação positiva e terminá-la escrevendo algo pelo qual você é grato (mais sobre isso no próximo artigo).

Interação social e envolvimento em uma comunidade

Quando você está lidando com a depressão, especialmente durante as piores fases, tente cercar-se de entes queridos. Sua presença pode aliviar os sentimentos de solidão e isolamento que tendem a aparecer com a depressão.

Se você faz parte de uma comunidade, tente ser ativo ou permanecer ativo nessa comunidade. Se não, aqui estão alguns exemplos de comunidades que você pode participar (dependendo da sua identidade, interesses, crenças, etc.):

  1. Uma comunidade religiosa;

  2. Um grupo de apoio para pessoas que vivem com depressão;

  3. Uma liga esportiva;

  4. Um clube do livro;

  5. Um profissional ou grupo de rede;

  6. Um ativista ou grupo de voluntários.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2017/04/dealing-depression-need-know/

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