• Aghata Valentim

Estratégias de pensamento para lidar com a depressão

Aceitando que está lá

Pode ser difícil aceitar viver com depressão. Às vezes, as pessoas se sentem forçadas a acrescentá-la na sua identidade ou a aplicar um rótulo que não desejam.

Na verdade, é apenas uma doença. Não precisa fazer parte de uma identidade. Lutar para aceitar sua existência pode trazer mais dor.

“Uma das maiores coisas que eu acho que prolonga a depressão é acreditar que não deveria estar lá em primeiro lugar”, disse Gretchen Hellman , um coach de carreira que trabalha com clientes em depressão relacionada à carreira.

Aceitar a depressão também pode ter algum valor; isso ajuda você a se abrir mais rapidamente para descobrir o que levou à depressão. A depressão é uma das maneiras de dizer que você precisa fazer uma mudança, disse Hellman, então aceitá-la e ouvi-la ajudará a facilitar essa mudança.

Tentando não bater em si mesmo

Quando as pessoas têm depressão, às vezes sentem que é culpa delas por tê-las. Então se autoflagelam pelos supostos erros que levaram à depressão. Isso torna a situação pior.

Se a depressão as faz sentir ou agir de maneiras que elas não acham aceitáveis, também podem se criticar por isso. Mais uma vez, isso só agrava a depressão.

Ryan Potter, diretor de desenvolvimento clínico do Ambrosia Treatment Center, ofereceu o exemplo de dormir muito nos finais de semana. Quando a depressão faz com que as pessoas durmam demais, às vezes reagem criticando a si mesmas por fazê-lo, o que piora a situação.

Quando você está lutando com a depressão, não há problema em não ter o desempenho desejado.

“Quando você está deprimido, é difícil fazer coisas”, disse o terapeuta Kim Shashoua . “Isso não é uma falha moral”.

Shashoua recomendou tomar alguns atalhos que lhe permitirão descansar mais até que você esteja se sentindo bem o suficiente para viver normalmente e parar de economizar energia. Aqui estão algumas de suas recomendações específicas:

  1. Comprando pratos de papel e talheres descartáveis ​​para economizar tempo lavando pratos;

  2. Obtendo comida pré-fabricada ou entregue em vez de cozinhar;

  3. Se tomar banho parece demais, não há problema em pular de vez em quando.

Lembre-se que a depressão não é sua culpa nem é sinal de fraqueza. Como uma gripe ou doença física, é uma doença. É um produto de um desequilíbrio químico no cérebro.

Identificando e desafiando crenças negativas

Uma série de crenças negativas sobre si mesmo, o mundo ou outras pessoas pode induzir e manter a depressão. Essas crenças são geralmente irracionais. Examinando-os por conta própria ou trabalhando com um terapeuta, você pode transformá-los em crenças racionais e positivas que aliviarão sua depressão.

Por exemplo, digamos que você acredita que é a pior pessoa do mundo. Isso não pode ser verdade. Para desafiar essa crença, você pode se fazer perguntas como: “Eu acreditaria nisso sobre mais alguém? Isso seria justo?

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2017/04/dealing-depression-need-know/

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