• Aghata Valentim

Estratégias e atividades de enfrentamento à depressão com base no estilo de vida

Exercício

O exercício pode aliviar os sintomas da depressão, de acordo com a Clínica Mayo e muitas outras organizações de saúde mental. O exercício libera substâncias químicas cerebrais que proporcionam prazer e acalmam a mente. Você pode incorporar o exercício em uma rotina saudável e usá-lo para sentir uma sensação de realização durante a depressão.

Alimentos saudáveis ​​com benefícios para a saúde mental

Existem muitos suplementos, vitaminas, bebidas e minerais que têm efeitos positivos na depressão . A enfermeira e blogger de saúde Rebecca Lee descreveu algumas delas:

  1. Suplementos de ervas: GABA, kava, maracujá, L-teanina, erva-cidreira;

  2. Chá;

  3. Vitamina B, magnésio, vitamina D3, ômega-3 [óleo de peixe].

Você deve evitar substâncias com efeitos negativos na saúde mental, incluindo álcool e cafeína.

Mindfulness e Meditação

Terapia baseada em mindfulness, mindfulness autodidata e meditação podem reduzir os sintomas de depressão e ser ferramentas eficazes de enfrentamento. Vivendo no momento e entrando em contato com o ambiente externo, você pode se desligar temporariamente da luta interna de sua depressão. Você também pode fazer isso como parte do yoga, outra técnica que os terapeutas recomendam com frequência.

Gratidão

Quando você está sofrendo com depressão, pode ser difícil ser grato. No entanto, reconhecendo pequenos aspectos da sua vida, você pode ser grato por ter benefícios para a saúde mental, incluindo uma maior sensação de bem-estar.

Na maioria das vezes, você pode ignorar muitos desses aspectos. Por exemplo, a terapeuta Kimberly Hershenson trabalhou com um cliente que aumentou sua sensação de bem-estar sendo grato por sua capacidade de andar.

À primeira vista, a capacidade de andar pode não parecer algo pelo que ser grato. Pense nisso desta maneira: existem pessoas que nasceram sem a capacidade de andar. Se você tem algo que nem todas as pessoas no mundo têm, você pode considerar algo pelo que ser grato. Essa atitude lhe permitirá transformar sua percepção de pertences e habilidades em fontes de gratidão.

Hershenson recomenda manter um diário de gratidão para acompanhar essas avaliações. Você pode ver isso como parte de uma rotina diária.

Criando e exibindo arte

Criar e ver arte tem efeitos positivos na saúde mental, de acordo com uma riqueza de pesquisas . As pessoas podem experimentar isso como parte da arteterapia, criar algo individualmente ou participar de um grupo.

“Como uma pessoa que sofreu com a depressão, descobri que o processo de criação é curativo”, disse a artista Melissa Perhamus. “É uma espécie de fuga de mim mesmo, dando-me uma pausa e libertar do meu atual estado de espírito.”

Perhamus dirige um programa onde as pessoas experimentam os benefícios terapêuticos da arte ao visualizá-lo em galerias e museus. Tanto a criação quanto a visualização de arte foram valiosas para ela e para os membros de seu programa.

Nota: Os benefícios de criar e ver arte se aplicam à escrita, música, dança, etc., não apenas arte visual.

Estar na natureza

Estar na natureza, incluindo fazer caminhadas ou caminhar por áreas florestais, tem benefícios para a saúde mental, de acordo com pesquisa da Universidade de Stanford . Pode dar-lhe uma pausa em partes da sua vida que podem estar contribuindo para a depressão.

Se você mora em uma área urbana, tente caminhar regularmente por parques que oferecem uma sensação de natureza.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2017/04/dealing-depression-need-know/

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