- Aghata Valentim
O que é a Psicologia Infantil e como o psicólogo pode ajudar seu filho?
Sim, a Psicologia também é voltada para o desenvolvimento sadio das crianças.
Mas, o que é a Psicologia infantil?
A Psicologia infantil é a área da psicologia responsável por investigar e estudar as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, físicas, linguísticas, perceptivas, emocionais, sociais, dentre outras, ou seja, trata de estudar o comportamento da criança, desde o seu nascimento até à sua adolescência.
Desta forma, este ramo da psicologia centra-se no desenvolvimento físico, motor, cognitivo, perceptivo, afetivo e social da criança, buscando determinar como todas essas variáveis interagem, se relacionam e se influenciam no comportamento da criança.
A par com o desenvolvimento físico, a mente ou a personalidade da criança vai sendo construída ao longo do tempo. Esta construção é influenciada pela genética e pelas experiências de relação que a criança vai tendo ao longo do seu desenvolvimento.
É muito comum, neste desenvolvimento surgirem algumas dificuldades. A criança começa a demonstrar alguma desorganização, a qual pode ser visível através de alterações no comportamento ou de dificuldades de aprendizagem, ou pode ser menos perceptível, através de inibições e dificuldades no relacionamento com os outros.
COMO O PSICÓLOGO INFANTIL PODE AJUDAR?
O psicólogo infantil estuda o desenvolvimento mental, social e emocional das crianças. Normalmente, psicólogos infantis observam o desenvolvimento do período pré-natal até a adolescência. Alguns dos principais temas de interesse neste campo da psicologia incluem genética, o desenvolvimento da linguagem, a personalidade, os papéis de gênero, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento sexual e crescimento social.
Seu foco será sempre em ajudar a compreender, prevenir, diagnosticar e tratar problemas de desenvolvimento, cognitivos, sociais e emocionais.
O QUE UM PSICÓLOGO INFANTIL FAZ?
O psicólogo infantil, além da vocação para lidar com crianças, trabalha no sentido de oferecer um ambiente, bem como uma relação terapêutica de acolhimento, confiança e segurança para esta criança. Amparado pela experiência e um bom treinamento, vai facilmente perceber em que fase de desenvolvimento a criança se encontra e como fazer para resolver a desorganização.
Um trabalho terapêutico é iniciado, trabalhado de forma conjunta com os pais da criança, pois seu envolvimento durante todo o processo terapêutico é fundamental para o desenvolvimento sadio da criança em questão.
Veja como a sua criança está e o que ela precisa para se desenvolver da melhor forma.
Gostou do artigo? Conseguiu entender?
Deixe seu comentário, me diga se gostou ou não. Aproveita e compartilha, talvez outras mães também precisem ler esse artigo. 🙂
#psicologiainfantil #psicoterapia #psicologa #mudeseupensamento