• Aghata Valentim

O que esperar de sua primeira experiência de terapia online

O objetivo da terapia online é semelhante ao da terapia tradicional: fornecer ferramentas, soluções e maneiras de ressignificar seus problemas atuais, permitindo que você supere desafios em muitas áreas de sua vida.


A terapia online difere da terapia tradicional, na medida em que coloca a terapia na palma da sua mão e permite que você compartilhe seus pensamentos e desafios sempre que desejar. Isso torna a terapia mais conveniente e acessível para aqueles que são novos na experiência.


Conexão com um terapeuta


Se conectar com um terapeuta que entende por que você está buscando terapia – e que se adapta à sua personalidade – é crucial para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde mental.


Os terapeutas são pessoas exclusivamente empáticas, com diversas origens. Eles podem ser tão peculiares e divertidos quanto você, o que ajuda a construir uma conexão importante à medida que você começa a trabalhar em conjunto.


Começando a conversa com seu novo terapeuta


Depois de ter se conectado com um terapeuta, você passará algum tempo discutindo seus objetivos terapêuticos. Nesta fase inicial, fazemos uma "lista de problemas", onde você coloca em ordem de prioridade os problemas que gostaria de tratar na terapia. Tenha em mente que seu terapeuta não vai acabar com seus problemas, mas vai tentar fazer com que você tenha uma nova visão sobre eles. 


Não se preocupe com a questão: “sobre o que eu falo?”. Criar uma lista de alguns tópicos que você gostaria de discutir na terapia online irá ajudá-lo – e ao seu terapeuta – a ter uma ideia de onde você está em sua vida, e o que é mais importante trabalhar no momento.


Definindo expectativas para os resultados da terapia


De muitas maneiras, nos acostumamos com a gratificação instantânea. Perceber as mudanças que resultam da terapia online pode levar algum tempo, mas de acordo com aqueles que permaneceram no processo, vale à pena.


A maioria das pessoas corta sua jornada de terapia com poucas razões: elas não estão vendo resultados com rapidez suficiente, não sintonizam com seu terapeuta ou ficam sem coisas para falar. A boa notícia é que essas questões são totalmente solucionáveis.


Melhoria acontece ao longo de alguns meses


Para muita gente, a terapia provou oferecer melhorias a longo prazo para a própria felicidade, então por que você não garantiria o tempo necessário para chegar lá?


A terapia online tem o potencial para acelerar o processo, permitindo que você compartilhe seus pensamentos diariamente, ao invés de ter que esperar uma vez por semana para cada visita a um consultório de terapeuta de tijolo e argamassa. Quanto mais peso você tirar de seus ombros diariamente, mais leve será sua carga e mais fácil será atingir seus objetivos – sejam eles quais forem.


E a ciência apóia a terapia, mesmo que você a perceba como um processo longo. Pesquisas mostram que até 67% dos clientes que permanecem em terapia por pelo menos três meses relatam melhora em seus problemas.


Iniciar a terapia é o passo mais importante


Como você leu, iniciar a terapia online não é tão difícil quanto parecia. Experimente pelo menos uma sessão e verifique por si mesmo o quanto a terapia online pode te beneficiar.

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