- Aghata Valentim
Personalidade normal x anormal
Como entender essa diferença? Quando a personalidade deixa de ser normal e passar a ser anormal ou patológica? Quando um traço de personalidade torna-se um transtorno de personalidade?
Temos como base, que os traços que são comuns em uma população são considerados normalidade, enquanto os traços incomuns são patológicos (conjunto de sintomas que se associam a uma certa doença). Temos também que os traços patológicos de personalidade são os que impedem uma resposta flexível às situações da vida, ao meio em que o sujeito vive.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), os transtornos da personalidade são “compreendidos por diversos estados e tipos de comportamentos clinicamente significativos e que tendem a persistir e são a expressão característica da maneira de viver do indivíduo e do seu modo de estabelecer relações consigo e com os outros”.
Assim sendo, um transtorno de personalidade afeta a sua qualidade de vida, sua relação intrapessoal; sobre quem você é, o que quer ser, seu lugar no mundo, bem como seus relacionamentos interpessoais; o meio em que você vive, as pessoas com quem convive, o que você pensa e a forma como se porta diante delas.
Os dados epidemiológicos sugerem que aproximadamente 10% a 13% da população em geral possuem transtornos da personalidade.
Geralmente um transtorno da personalidade pode ser identificado durante a adolescência ou começo da idade adulta. Os traços são frequentemente evidentes na adolescência, mas podem remontar a infância. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais chance terá o indivíduo de se restabelecer em sociedade.