• Aghata Valentim

Você anda estressado? Esse artigo é para você.

Se você chegou até aqui, provavelmente já se deparou com situações geradoras de estresse. Nesse mundo em constante evolução, é difícil acompanhar a rapidez que precisamos resolver as coisas no nosso dia a dia. Sejam elas no trabalho, em casa, na escola dos filhos, nas relações sociais e, etc.

Mas, você já se perguntou o que é exatamente, o estresse?

Segundo o dicionário, o estresse é um estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia (estado de equilíbrio do organismo), levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.

Entendeu? Eu te explico.

O estresse é uma resposta do organismo quando este se sente ameaçado. Imagine você, sendo bombardeado a todo momento com informações; metas a cumprir no trabalho, a reunião da escola de seu filho, a ida ao supermercado, o compromisso do final de semana. UFA! É coisa que não acaba mais.

Deixa eu te passar uma informação muito importante: não somos robô! Ou você acha que vai dar conta disso tudo e estar pleno, no domingo?

Uma hora, seu organismo não vai suportar, é muita carga emocional em cima dele. E, em reposta, dispara um processo de adaptação que nós chamamos de estresse. Mas, quando saber exatamente que estou estressado? Vamos lá!

Os sintomas do estresse podem ser: cognitivos, emocionas, físicos e comportamentais.

  1. Problemas de memória

  2. Incapacidade de se concentrar

  3. Vê apenas o lado negativo

  4. Ansioso ou pensamentos acelerados

  5. Preocupação excessiva e constante

  6. Mau humor

  7. Agitação, incapacidade de relaxar

  8. Sentindo-se sobrecarregado

  9. Depressão ou infelicidade geral

  10. Diarreia ou constipação

  11. Náuseas, tonturas

  12. Dor no peito, batimento cardíaco rápido

  13. Perda de libido

  14. Comer demais ou de menos

  15. Dormir demais ou muito pouco

  16. Isolar-se dos outros

  17. Procrastinar ou negligenciar as responsabilidades

  18. Consumir álcool, cigarros ou drogas para relaxar

  19. Hábitos nervosos (por exemplo, roer unhas)

E aí, assustado com tantos sintomas? Será se agora você vai tentar desacelerar e pensar um pouco na sua saúde?

Antes de sair daqui, deixe seu comentário se gostou ou não do artigo. Após isso, pode descansar 🙂

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